sábado, 20 de setembro de 2008

O FUTURO DO MERCADO DE VINHO BRASILEIRO


Apesar do Brasil ser o país em que o consumo de vinhos cresce cerca de 25% ao ano (o maior crescimento no consumo de vinhos do planeta), uma pesquisa mostra como anda parte deste crescimento e o que pode ser feito para que o brasileiro conheça e saiba sentir o prazer de degustar uma taça de um bom vinho:
"Um estudo de mercado avaliou a possibilidade de crescimento do mercado de vinhos e a percepção do consumidor brasileiro em relação à bebida, revelando que ainda há muito desconhecimento sobre o produto. O relatório apresentado contempla entrevistas quantitativas e qualitativas com canais de distribuição e consumidores de três capitais brasileiras: Porto Alegre, São Paulo e Recife.

Os resultados preliminares demonstraram que os canais de distribuição (varejo, importadores e restaurantes de pequeno, médio e grande porte) conhecem muito pouco sobre vinhos, o que dificulta a comercialização da bebida. Há uma necessidade de profissionalização dos canais, uma vez que, eles também desconhecem as preferências e o que o consumidor quer comprar.Segundo a análise, uma dificuldade do consumidor brasileiro refere-se a distinção entre os produtos, que não sabe diferenciá-los corretamente. Entretanto, mesmo diante deste quadro, o comprador percebe a evolução da qualidade dos vinhos do Brasil.

A pesquisa foi realizada pela Market Analysis e contratada conjuntamente entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Corporación Vitivinícola Argentina (Coviar)."

Revista Adega
Pesquisa mostra o perfil do consumidor de vinho do Brasil
16/Setembro/2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqueles vinhos que importadoras e supermercados trtazem e vendem na faixa de R$ 12,00 - 13,00 ao consumidor final, deviam ser proibidos de entrarem no Brasil. É apenas suco de uva + álcool.