domingo, 18 de janeiro de 2009

QUEIJOS & VINHOS - SUGESTÕES PARA HARMONIZAÇÃO

Segue algumas dicas para a harmonização de queijos e vinhos:


PROVOLONE – Ligeiramente picante e com diferentes graus de defumado. O picante se acentua com a maturação, por isso pede vinhos tintos com presença de madeira. Sugestão de uvas: Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Tannat, Syrah ou Malbec Reservas.
CAMEMBERT - Queijo francês macio e cremoso. Seu nome vem da vila de Camembert. Quando fresco, tende a ser esfarelento e é relativamente duro. Amadurece e fica com sabor forte quando envelhecido. Sugestão de uvas: Semillon Blanc, Pinnot Noir ou Cabernet Sauvignon/ Merlot.


GORGONZOLA - Tem sabor pronunciado e ligeiramente salgado. A harmonização recomendada é por contraste, como os vinhos de colheita tardia. Tintos estruturados e com passagem por barris de carvalho também vão bem. Sugestão de uvas: Tempranillo, Merlot, Pinot Noir, Barbera, Blends Reservas (Syrah, Tempranillo e Cabernet Sauvignon ou Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon) ou Porto.

BRIE - Queijo macio feito de leite de vaca. Seu nome vem da província da França da qual é originário. O brie tem cor pálida, é bem macio e com sabor forte. Sugestão de uvas: Cabernet Sauvignon ou Malbec Reservas.

EMENTHAL - Com sabor adocicado e frutado, mas com significativo teor de gordura, pede um vinho branco de acidez pronunciada ou tintos mais leves. Sugestão de uvas: Airén, Torrontés, Sauvignon Blanc, Malbec, Merlot, Pinot Noir.

PARMESÃO - Queijo de massa seca, sabor picante e textura granular, pede vinhos tintos estruturados, mas combina também com espumante brut e vinho branco com acidez acentuada. Sugestão de uvas: Malbec, Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Tannat, Airén, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer.

BÚFALA - Mais doce e cremoso do que os elaborados com leite de vaca, sugere um vinho branco fresco e de pouca intensidade, frutado e com acidez equilibrada. Sugestão: espumantes frutados e meio doces.

MUSSARELA - De massa esbranquiçada, firme e com sabor ligeiramente ácido e salgado, pede tintos leves e ligeiros ou brancos. Sugestão de uvas: Riesling, Chardonnay (jovem), Gewürztraminer, Pinot Noir, Tempranillo (jovem).

CABRA - Cremoso ou mais curado, apresenta acidez mais elevada, o que sugere combinação com brancos e espumantes com boa acidez. Sugestão de uvas: Airén, Gewürztraminer Sauvignon Blanc.
MINAS FRESCAL - Tem massa branca, consistência mole, sabor suave e levemente ácido. Se servido com mel, faça acompanhar vinhos de sobremesa. Se presente nos salgados, é recomendável ficar com um branco seco jovem. Sugestão de uvas: Airén, Riesling, Gewürztraminer.

CREAM CHEESE - Tem alto teor de creme de leite. Por isso, é melhor combiná-lo com um espumante, um prosecco ou um sauvignon blanc. Sugestão: se servido com frutas frescas, harmonizar com espumante demisec ou moscatel.
UM BRINDE!!!!!!!!!

2 comentários:

Daniel Bernardo disse...

Boa tarde, excelente artigo! Encontrei o blog por acaso. Muito bom!

Aproveitando o assunto, gostaria de sugerir um jantar harmonizado que acontecerá no Rio de Janeiro, em 14/05. O local é um dos meus preferidos: Rosita Pão, Vinho...

Fica a dica!
http://www.rositacafe.com.br

Savino Vinhos e Espumantes disse...

Tendo em vista a criação de site para vendas na internet de vinhos e espumantes da Serra Gaúcha, solicito autorização para publicar, com o devido crédito, o artigo acima em espaço criado para colunistas.
A autorização em muito enriqueceria o conteúdo do site.
Atenciosamente,
João Carlos Savino