sábado, 26 de julho de 2008

O PRAZER ESCONDIDO DOS ANDES



Estive em Mendoza na primeira quinzena de junho e pude observar algumas raridades escondidas dos olhos dos apreciadores de excelentes vinhos. Pequeninas Bodegas que possuem vinhedos de 80 a 101 anos de idade, possuindo no máximo até quatro ha plantados e com produção de 2 a a 3,5 por planta, ou seja, uma média de 4 a 5.000 kg/ha. Algumas produzem vinhos de guarda pois investem bastante na produção com material de 1- linha (apenas barricas francesas de secagem ao ar livre, maquinaria italiana). Fiquei admirado! É um investimento caríssimo que 90% das bodegas argentinas não o fazem pois visam apenas muitas "platas"! Degustei um Cabernet Sauvignon (com 6 anos de idade) produzido a partir do terroir com 93 anos de idade - fiquei "babando". Outros vinhos em La Consulta inesquecíveis com capacidade de guarda entre 20 - 25 anos. Investimentos caros que, financeiramente, podem não ter retorno (pois a Argentina é um país que conhecido por não produzir vinhos de guarda - pura mentira pois com bom solo e investimentos é possível sim) mas proporcionam um grande prazer. São produzidos alguns vinhos bons sim na Argentina e podem ser encontrados na faixa entre R$ 20 - R$ 30 no Brasil mesmo em supermercados (é preciso ter cuidado e não se deixar influenciar pelo marketing). Prestem atenção, Vinhos Fantasticos são difíceis de encontrar e custam muito caro pois não é barato produzí-los. Abraços do Mr. Wine

4 comentários:

Anônimo disse...

Recebí a indicação de blog através de um amigo! Parabéns! É interessantísimmo! Em relação a reportagem condordo plenamente. Sou enófilo e vejo que as marcas mais conhecidas do mercado como Santa Julia, Nieto, Benjamim, Concha y Toro, Zucardi e outras mais, produzem vihos com qualidade não muito boa. O consumidor brasileiro como eu, está ficando muito exigente e através dos cursos de vinhos está sabendo diferenciar vinhos de boa qualidade daqueles quie não têm uma qualidade significativa.

Anônimo disse...

Muito Obrigado José pelo seu comentário! Espero que continue "antenado" em nosso Blog!
Abraço!!!

Anônimo disse...

Adoro vinhos e seus comentários sobre a vitivinicultura! Lembro que algum tempo atrás, você falou do desenvolvimento da produção de vinhos na Suiça. Hoje falou da Argentina. Estou muito curiosa pois queria saber as condições necessárias para se fazer um bom e excelente vinho. Quando você vai aparecer? Concordo plenamente com o registrado pois grandes produtores não fazem excelentes vinhos mas podem chegar, no máximo, a bons vinhos.
Valeu!

Anônimo disse...

Como todo apaixonado por vinhos, costumo degustar vinhos de toda a parte do mundo. Sempre busco novidades. Essa dica que você me deu é muito boa. Quando for a mendoza ou procurar estas boutiques. Devem ser maravilhosas. Só posso afirmar uma coisa: odeio vinhos chilenos. Não possuem boas uvas e produção grande não contribuem para a fazer bons vinhos e os Chilenos costumam alterar seus vinhos ruins com os famosos chips para obter um vinho gran reserva. É uma pena pois varios consumidores pagam fortunas (dentro de determinadas classes de vinhos) comprando gato por lebre.
Gostei das informações Sr. desconhecido!