sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

EXCELENTE LICOR DE TANNAT URUGUAIO


Estimados leitores,
Esta semana nossa confraria degustou um licor de tannat que havia trazido da minha última viagem ao Uruguai. O licor é fabricado pela Bodega Toscanini (não é a Familia Toscannini cujos vinhos não me agradam muito) a partir de uvas tannat bem concentradas e seguindo os processos de elaboração dos Vinhos do Porto. É um vinho que mantém grande parte dos açúcares naturais da uva e é amadurecido em barricas de carvalho americano por 15 meses. Como estamos perto da Páscoa, harmonizamos com diversos creme de chocolate com frutas, Flan de chocalate inglês e uma gelatina de café. Hum! Uma perfeita combinação! Muito bom mesmo! Mais uma vez, irei a presentar minha opinião:

a) cor: violeta muito intensa
b) nariz: aromas de cereja, café, chocolate, frutas negras e vermelhas (“tuti-fruti”) e toque evidente de madeira que evidencia a sua passagem pelo carvalho
c) boca: persistência longa, potente porém muito equilibrado. Redondo e final de boca com tabaco e cerejas.
Com mais um “tempinho na garrafa”, deve ficar melhor ainda! Comprei por U$S 14.00 e valeu cada centavo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Antes de tudo quero parabenizar pelo blog.Na próxima semana irei a Montevideo. Onde posso comprar este licor.

MR. WINE disse...

Estimado Roberto,
Muito obrigado! Tento compartilhar minha opinião com vocês. Meu intuito é fazer com que o vinho se torne um objeto de curiosidade, sensações e prazer para todos.
Eu comprei este vinho num bar na orla de Montevideo mas você pode conseguí-lo por um preço menor no produtor:
- Juan Toscanini y Hijos em Canelones. Se você tentar contactá-lo, poderá conhecer, de quebra, a bodega e degustar outros vinhos.
Boa Viagem.

Anônimo disse...

Esse licor já é importado para o Brasil? Pelo comentário, deve ser muito bom!

Lya disse...

Ganhei de um amigo que esteve em Montevideo e gostei muito desse licor. Sabe aonde poderei encontra-lo no Brasil?Obrigada Lya